Brasil alcança marca de mil cervejarias

Por Renata Abritta

Nos primeiros cinco meses do ano foram criadas duas cervejarias a cada três dias

O Brasil chegou a marca de mil cervejarias em junho deste ano. Essa fábrica número mil é de Lauro de Freitas, na Grande Salvador (BA), o que mostra que, apesar de tímido, o tão necessário processo de interiorização da cerveja artesanal já começa a dar indícios.

O crescimento do setor segue em um ritmo cada vez mais acelerado (o que tem preocupado os cervejeiros diante do atual cenário econômico). Se no ano passado o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) registrou uma cervejaria a cada dois dias, em 2019 já são duas fábricas a cada três dias.

Mas Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), está otimista. “Eu prefiro ver o copo bem cheio do que vazio. Claro que existe a preocupação com as cervejarias no que se refere à sustentabilidade do negócio, mas é um dado importante, uma vez que temos um grande número de consumidores e um grande potencial de interiorizar e democratizar a cerveja. Agora a gente começa a viver de verdade a história da cerveja”, afirma.

Segundo ele, atualmente, 500 municípios brasileiros contam com cervejarias, o que abrange 90 milhões de habitantes. Porém ainda existem 5.000 cidades sem nenhuma fábrica.

A previsão de crescimento para este ano é acima de 30%, e a expectativa de Lapolli é que a economia melhore nos próximos anos, o que impacta no consumo da cerveja artesanal. “Acredito que nos próximos anos vamos ter um momento mais positivo para sustentar o crescimento das fábricas”, pontua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s