Cerveja que homenageia Mussum terá lançamento oficial em BH

Por Renata Abritta

Lançamento oficial da Cacildis no Estado será na próxima semana na Casa Pampulha, em BH

Atualizado em 24/07: Confira como foi o evento:

Muita gente já deve ter visto nas prateleiras de supermercados e empórios uma cerveja com um rosto muito familiar. A Cacildis, que homenageia o querido e eterno trapalhão Mussum, já invadiu Minas Gerais e se prepara para seu lançamento oficial, que será na próxima terça-feira (23/07), na Casa Pampulha, em Belo Horizonte, para convidados.

A cerveja é originalmente produzida pela Brassaria Ampolis, criada pelo filho do Mussum, Sandro Gomes, e por seu amigo de infância, Diogo Mello, que é publicitário. A ideia surgiu durante uma viagem das duas famílias no Carnaval de 2011.

“Nessa viagem ficamos lembrando de histórias engraçadas do meu pai, e eu quis fazer uma homenagem a ele. Tentamos pensar o que poderia ser feito e, então, surgiu a ideia de fazer uma cervejaria e criar os rótulos. Falamos: como ninguém pensou nisso antes? Isso foi em fevereiro. Em abril, no mês de aniversário do meu pai, a gente voltou ao assunto e passamos dois anos estudando o mercado. Em 2013, lançamos a Biritis” conta Sandro.

Hoje, a Brassaria Ampolis tem parceria com o Grupo Petrópolis para produção, envase e distribuição da Cacildis e dos outros rótulos da marca. “A Petrópolis foi a segunda etapa do nosso sonho. A gente já estava numa pegada legal de produção, mas a ideia era levar as nossas ‘ampolis’ para o Brasil todo. Então o grupo entra com esse poder de produção. Está sendo de uma valia absurda”, avalia o filho do trapalhão.

Genética

A paixão de Mussum pela bebida passou de pai para filho. Sandro conta que é um grande apreciador de cervejas. “Gosto bastante! Eu morei fora do Brasil em 1998, desde então a gente acaba apreciando vários estilos de cerveja. É um caminho sem volta quando a gente começa a beber cervejas especiais”, destaca ele, sem esconder o entusiasmo com a chegada da Cacildis à Minas. “O consumidor mineiro é de altíssimo nível, tem muitos produtos de qualidade produzidos no Estado, acredito que a Cacildis chega para agregar. Estamos chegando muito felizes por finalmente entrarmos com força em Minas”, disse.

Produção

Atualmente, a Cacildis que abastece o Estado é produzida na fábrica do Grupo Petrópolis em Teresópolis, Rio de Janeiro. Nos primeiros meses em Minas, a previsão é de que sejam vendidos mais de 150 mil litros de Cacildis por mês. A expectativa é que esse número cresça com a chegada de uma fábrica em Uberaba, no Triângulo Mineiro, cuja inauguração está prevista para julho de 2020. 

Considerando todas as unidades fabris, a produção mensal de Cacildis é de 1,85 milhão de litros. A marca já está presente em dez Estados brasileiros, considerando as regiões Sudeste, Sul, Centro Oeste e Nordeste e está se estruturando para que, até o final de 2019, possa intensificar suas operações, atingindo mais áreas e reforçando onde já é distribuída em menor escala. Com isso, terá sua presença ampliada nos pontos de venda.

Neste ano, o Grupo Petrópolis planeja investir 15 milhões de reais em ações e projetos de marketing para os produtos da Brassaria Ampolis, em todo o Brasil.

Estilos

Atualmente a Brassaria Ampolis conta com quatro rótulos em seu portfólio. A Biritis é uma Vienna Lager. A Cacildis veio em seguida para ser o grande “carro chefe” da empresa, uma premium lager puro malte com alto drinkability. Em seguida, foram criadas as Ditriguis e Forévis, de estilos Witbier e Session IPA, respectivamente. A marca conta também com um rótulo sazonal, a Antônio Carlis, que é lançada uma vez por ano no mês de abril em homenagem à data de aniversário de Mussum (07/04). 

Além das cervejas da Brassaria Ampolis (Cacildis, Biritis, Ditriguis, Forévis), o Grupo Petrópolis produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra e Weltenburger. Com sete fábricas em operação, o Grupo é responsável pela geração de aproximadamente 26 mil empregos diretos. Em julho de 2020, Minas Gerais receberá a maior fábrica do Grupo, situada em Uberaba.

Crédito da foto em destaque: Faya/Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s