FICC oferece palestras sobre cerveja de graça

Por Renata Abritta

Cervejeiros caseiros também podem levar sua cerveja para análise sensorial de juízes consagrados de graça com feedback na mesma tarde

Pensando na importância de fomentar a troca de informações e experiências cervejeiras entre profissionais e entusiastas do meio da cerveja em Belo Horizonte, o FICC apresenta nesta sexta-feira uma série de palestras de graça sobre o universo cervejeiro.

O congresso, que este ano tem o Brasil como tema, será realizado no Espaço GoFree (Av. do Contorno, 3800 – 17º andar, Santa Efigênia), das 15h às 20h, nesta sexta-feira (09/08), e é voltado para um público amplo, desde iniciantes até profissionais.

A primeira palestra é sobre cerveja caseira, ministrada pelo homebrewer Cláudio Botelho, semifinalista do programa Mestre Cervejeiro Eisenbahn. Ele foi o criador do primeiro beer truck da cidade e o primeiro bloco de carnaval de Belo Horizonte, o Me Bebe que Sou Cervejeiro.

Na sequência, Marcelo Maciel (Cervejaria Astúcia) e Gustavo Alves (Köbes Bar) apresentam as oportunidades do mercado cervejeiro, ilustrando o atual momento do setor, incluindo legislação e tributação.

O congresso também tem a participação de Marco Falcone, o “xamã” da cerveja, reconhecido mundialmente por seu vasto conhecimento e contribuição com o meio cervejeiro. Um dos pioneiros da cerveja artesanal em Minas Gerais e uma das referências na área, o ele falará sobre a Consolidação da Cerveja Artesanal em Minas histórica e atualmente.

Intercâmbio

O congresso também mantém seu intercâmbio de cultura cervejeira internacional com a participação do peruano Miguel Gastelumendi (fundador da Cervejaria Limamanta – Lima e coordenador da Festa Peruana de Rua de BH) e do austríaco Herwig Gangl (sócio da Krug Bier).

Painel sensorial

E já que a troca de informações e opiniões entre técnicos e amantes da cerveja artesanal é de fundamental importância para o desenvolvimento dos produtos e para a aproximação entre os amantes da área, o FICC vai oferecer aos produtores caseiros um momento de análise sensorial de suas criações, onde grandes referências da área vão provar e analisar as amostras e oferecer o feedback no mesmo dia, de forma a contribuir com as receitas.

Serão analisadas as primeiras 15 amostras inscritas. Cada participante poderá inscrever 1 amostra de estilo livre. As inscrições são gratuitas e os participantes ganham um passaporte para o festival, válido para os dois dias. O horário limite para entrega das amostras no local: até 14h. O relatório de análise das amostras é publicado no mesmo dia.

As inscrições devem ser feitas pelo site GoFree

Foto em destaque: Quarto Studio

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s