Mineiro de BH é o vencedor do “Mestre Cervejeiro Eisenbahn”

Por Renata Abritta

No episódio final, Cláudio Bolteho produziu a melhor Session IPA

Na última quinta-feira, o Brasil conheceu o ganhador do programa “Mestre Cervejeiro Eisenbahn”, que foi ao ar no Multishow e na TV Globo. Após passar por várias etapas, no último episódio, Cláudio Botelho produziu a melhor receita de Session IPA – estilo tema desta edição –, desbancando o outro finalista, Vítor Moreira Lima (CE).

Agora, Botelho, que é mineiro de Belo Horizonte, terá como premiação uma viagem à Alemanha e um curso no Instituto Cerveja Brasil (ICB), além de ter sua receita produzida pela Eisenbahn. “Até hoje, só nove pessoas no Brasil tiveram esse privilégio. Meu sonho é ir com meu pai ao supermercado e dizer pra ele: ‘Pai, bora levar a cerveja do Botelho!’ Acho que ele vai chorar de emoção… E eu também”, conta, entusiasmado, o homebrewer.

Ele considera o reality um divisor de águas para os cervejeiros caseiros. “Antes dele, poucos cervejeiros conheciam os concursos de cerveja e os procedimentos de avaliação. Agora, até mesmo quem nunca bebeu cerveja artesanal está interessado no assunto”, afirma.

O vencedor do reality tem uma longa história com a cerveja artesanal e considera que ela está em seu DNA. Há 30 anos sua avó já produzia a bebida no fogão de casa. Ele lembra que descobriu os diferentes estilos quando morou em Zurique, na Suíça, em 2003.

“Viajei muito e experimentei os mais diversos rótulos de cervejas. Voltei com muita sede ao Brasil, mas aqui só encontrei cervejas de massa. Depois de criar o primeiro beer truck da cidade, o primeiro bloco carnavalesco de cervejeiros – o Me Bebe que Sou Cervejeiro –, vender e beber muitos chopes por aí, decidi produzir minha própria cerveja artesanal”, explica.

Para quem deseja fazer a bebida em casa, aí vai a dica do campeão: comece com o básico. “Antes de sair comprando equipamentos e insumos, procure sua Associação de Cervejeiros Artesanais (Acerva) local e participe de uma brassagem com eles. Faça suas primeiras cervejas com alguém que já tem experiência. Vai acelerar muito seu processo de aprendizagem e vai garantir que saia cerveja boa no final pra você beber”, afirma ele, que também oferece cursos de homebrewer. Os interessados podem fazer contato pelo perfil @botelhocervejeiro, no Instagram.

“Nada é impossível nesta vida. Então, nunca, nunca, nunca desista do seu sonho”, finaliza o campeão do “Mestre Cervejeiro”. A matéria completa você lê no jornal O Tempo deste sábado (17/08).

Foto em destaque: Endemol Shine/Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s