Cervejaria estampa arte e cultura de Cataguases nos rótulos

Por Renata Abritta

Valorizar a cultura e a história da cidade da Zona da Mata mineira. Com esse intuito a cervejaria Meia Pataca – primeiro nome de Cataguases – produziu seus primeiros rótulos. A marca lançou uma american wheat, em homenagem ao painel “Os Pássaros”, de Anísio Medeiros, estampado no Educandário Dom Silvério, no centro da cidade.

Outros dois estilos aguardam o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a previsão é de que cheguem ao mercado local em meados de outubro: uma pilsen, que remete ao painel “Santa Rita de Cássia”, de Djanira, marca da igreja que recebeu o nome da padroeira local; e uma american IPA que homenageia Eva Comello – a Eva Nill –, uma das atrizes preferidas do cineasta Humberto Mauro, pioneiro do cinema brasileiro.

Foto: Divulgação

“A ideia é continuar nessa linha de homenagear Cataguases nos rótulos, porque nós temos um carinho especial pela cidade e por toda história relevante que ela tem, seja na arquitetura, nas artes ou no cinema”, afirma Vitor Silva, cervejeiro responsável pela Meia Pataca. Em breve eles contarão também com os estilos stout, red ale e new england IPA. 

Cigana

Vitor conta que a cervejaria surgiu como um hobby. “Iniciamos como cervejeiros caseiros no início de 2017. Fazíamos cerveja pra consumo próprio e para amigos em pequenos lotes. Com o tempo, fomos melhorando a qualidade das brassagens e chegamos à receita da american wheat, que, para nós e para a maioria que experimentou, era um produto que valia a pena ser vendido. A partir disso começamos a pesquisar maneiras de poder vender nossa cerveja. Daí surgiu a ideia de começarmos como ciganos, uma maneira que requer pouco investimento e possibilitou que pudéssemos entrar no mercado mais rapidamente”.

Curiosidade

Ele revela que no início do século passado Cataguases teve duas cervejarias. Uma chamava “A Nacional” e a outra “Pavel”. “Não encontramos quase nada de material sobre elas, apenas a informação de que existiram. E existe a ideia de fazermos rótulos que rememorem essa história também. Queremos ter relevância na nossa região e valorizar nossa cidade!”, finaliza.

Quer saber mais sobre o universo da cerveja? Siga @brasilsemrotulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s