Cervejarias devem se comunicar melhor com mulheres, diz estudo

O mercado de cerveja no Brasil ainda precisa melhorar a comunicação com as mulheres. É o que aponta o estudo What Women Want, realizado pela Kantar com 410 brasileiras. As marcas do setor cervejeiro, cuja publicidade por muito tempo era protagonizada pela mulher com pouca roupa, são as que têm o maior desafio para conquistar o gênero feminino como aliado, principalmente quando se fala de mulheres com baixa autoestima, conforme mostra o gráfico abaixo. 

Segundo o Ad Reaction 2019, por mais que as mulheres já gastem mais em cervejas do que os homens por ocasião de compra, sobretudo em classes sociais mais altas, a publicidade segue usando o público masculino como foco.

Metodologia

Para chegar a esse resultado, foi pedido que cada uma das mulheres identificasse o quanto ela sente que cada uma das marcas listadas está do seu lado ou contra ela, sendo 1 o menor valor (contra) e 100 o maior (a favor). 

Isso gerou o que foi chamado de Brand Gap Index, com pontos representando cada uma das marcas, a linha verde, as mulheres que consideram sua autoestima alta e a linha vermelha, as de autoestima baixa.

Mas as cervejas não são as únicas: algumas marcas do mundo financeiro e as operadoras de telefonia também têm muito a aprender com aquelas de beleza, que conseguem se conectar muito bem com as mulheres – independentemente do nível da autoestima. 

“Acredito que há casos extremamente positivos de melhorias, mas basta olhar para os setores de cerveja e financeiro para perceber que a caminhada ainda é longa. Principalmente porque não precisamos apenas de marcas que preguem a diversidade do gênero feminino, mas que também sigam esses preceitos internamente”, conclui Valkiria Garré, CEO da divisão insights da Kantar Brasil.

O estudo What Women Want está disponível para download aqui: https://go.tnsglobal.com/whatwomenwantbrasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s