Loba completa seis anos com expansão da fábrica

Por Renata Abritta

Cervejaria iniciou produção com 2.000 litros e hoje chega a 50 mil litros por mês

A cervejaria Loba está completando seis anos neste mês. Localizada na Fazenda Guarará, em Santana dos Montes, região Central de Minas Gerais – a 130 km de Belo Horizonte –, a fábrica é integrada a uma paisagem bucólica com direito à plantação de uvas de diferentes espécies e adegas de vinho e de cachaça.

O fundador da Loba, Aloísio Rodrigues Pereira, conta que, desde 2013, muita coisa mudou. “Nós nunca esperávamos chegar aonde estamos. Iniciamos com uma brincadeira em uma festa de amigos em que decidimos fazer nossa própria cerveja, já que o consumo de cervejas na fazenda era muito grande e ainda é. Começamos fazendo em panelas comuns e servindo para os amigos, até que um deles falou que a cerveja estava boa, que deveríamos vender”, relembra Pereira.

Assim surgiu a ideia de registrar os rótulos e iniciar o processo de montagem da cervejaria artesanal. “Iniciamos do zero, em dois meses passou pra 2.000 litros, depois 5.000 L e, hoje, estamos com produção de 40 mil a 50 mil litros por mês, e estamos presentes em vários bares, supermercados e algumas cidades de Minas Gerais”, afirma.

Marca conta com 22 estilos. Crédito: Daniel Mansur

A cervejaria atualmente conta com 22 estilos, incluindo uma cerveja sem glúten (Berry Saison). “E ela é sem glúten mesmo, utilizamos malte de trigo sarraceno. Totalmente sem glúten”, destaca. Algumas cervejas também têm alcançado premiação nacional e internacional.

Visita à fábrica

Nos fins de semana é possível conhecer as instalações da Loba na fazenda. As visitas acontecem aos sábados e domingos, das 10h às 16h, com degustação de rótulos. “É uma região bonita, montanhosa, com muita floresta para os amantes da natureza. Temos hotel-fazenda para andar a cavalo, 18 km de trilha de bicicleta e, além da cervejaria, na Fazenda do Guarará nós temos plantação de uva, temos cachaça e diversos estilos de cerveja”, salienta Pereira.

Kelvin Azevedo, mestre cervejeiro da Loba. Crédito: Francisco Dumont

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s