Como harmonizar cerveja com comida italiana?

Renata Abritta

Além da tradicional harmonização entre vinho e massas, você sabia que cerveja também cai muito bem na formação do terceiro sabor? A Itália é famosa por seus vinhos, mas o interesse e a produção de cervejas artesanais têm crescido demais no país nos últimos anos.

“São várias as alternativas de cervejas que o mercado italiano nos oferece para consumir, desde a tradicional Birra Moretti, com mais de 160 anos de história, até as mais jovens, como as cervejarias Baladin, Del Ducato, Birra Duan e até a cervejaria Mastri Birrai Umbri”, explica Carlos Henrique de Faria Vasconcelos, mestre cervejeiro, coordenador e professor do curso de sommelier de cerveja na Associação Brasileira de Sommelier (ABS-Minas).

Ele conta que existe um tipo de cerveja reconhecido pelos guias de estilo que promove o casamento desses dois mundos, cervejas e vinhos: o italian grape ale.

“Essa é uma cerveja muitas vezes refrescante, feita com variedades de uvas de toda a Itália, que entram no processo de produção para expressar a criatividade do mestre cervejeiro, bem como as características locais da região produtora (terroir) e a diversidade de uvas do país”, explica Vasconcelos. A diversidade de produtos e estilos torna possível e prazerosa a experiência de harmonização de comida italiana com as cervejas especiais.

Como combinar

A harmonização deve ser pensada de forma a trazer equilíbrio para a combinação prato e bebida. A cerveja não deve cobrir o sabor da comida e nem a comida deve sobrepor o sabor da cerveja. As harmonizações podem levar em consideração elementos semelhantes ou contrastantes. Na combinação das massas, o recheio, o molho e o preparo devem ser considerados.

“Uma bruschetta de tomate e manjericão fará um casamento muito equilibrado com uma witbier. Para o prato principal, que tal combinar os sabores de um risoto ao funghi com a riqueza e a complexidade de uma cerveja dubbel? Para a sobremesa, a combinação de um tiramisu com uma cerveja stout, representando uma clássica harmonização por semelhança, na qual as notas de café da torta e da cerveja se equilibram maravilhosamente bem”, recomenda o sommelier de cerveja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s