Octopus faz ação ambiental na Serra do Gandarela

A ação visa compensar as emissões de carbono durante produção e distribuição das cervejas

Para abrir seu calendário de atividades sustentáveis em 2020, a Cervejaria Octopus realizou, na segunda quinzena de janeiro, uma ação estratégica de plantio na região da Serra do Gandarela, localizada a 40 km de Belo Horizonte. A ação visa dar continuidade à prática de compensação ambiental às emissões de carbono durante a produção e distribuição dos rótulos da marca.

O projeto Carbono Zero, que teve seu primeiro plantio em 2017, contou dessa vez com o apoio do engenheiro florestal e morador da região Diogo de Toledo, que ajudou a estabelecer o espaço, a quantidade e as espécies das mudas plantadas. Elas receberão manutenção ao longo dos próximos meses.

Serra da Gandarela

A Serra do Gandarela é um santuário natural com um enorme reservatório de água de alta qualidade que dispensa o tratamento prévio ou passa apenas por simples desinfecção para consumo. O potencial hídrido da Serra poderia abastecer grande parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Cangas mineiras

Além disso, essa é a maior área de cangas preservadas de Minas Gerais. No ambiente da canga – campos rupestres ferruginosos – habitam espécies raras de vegetais e animais, algumas delas endêmicas, isto é, só encontradas nas cangas ou em determinada porção territorial delas. Assim, como toda área rica em minério do Estado, a Serra é constantemente ameaçada por mineradoras e os riscos relacionados à exploração mineral.

Há dois anos a Octopus começou suas atividades de plantio na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e desde então tem seguido a ideia de sustentá-las e criar cada vez mais propostas que colaborem com sua filosofia de produzir cervejas inspiradoras com consciência e responsabilidade ambiental. Para conhecer outros projetos sustentáveis da cervejaria clique aqui.

Quer saber mais sobre o universo da cerveja artesanal? Siga nosso Instagram e curta nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s